segunda-feira, 1 de abril de 2013

A Importância da Educação Física na Escola


                              
 
                                                                      
Uma das aulas mais celebradas e esperada pelos alunos; a educação física é conteúdo obrigatório que segue as normas da escola, as diretrizes educacionais e as metodologias pedagógicas da instituição, não tem exclusão e os objetivos são: a cooperação, a coletividade, a participação do grupo. Já o esporte na escola pode ter a seleção dos melhores para participar das modalidades esportivas(futsal, queimada etc.) e representar a escola em competições, sem excluir os alunos menos habilidosos.

Todos nós sabemos da importância de fazer  atividade física e de se manter ativo. Mas isto deve ser trabalhado já na infância, aliando a educação física à educação moral e intelectual, formando  indivíduo consciente de seus direitos e obrigações na sociedade, apto ao exercício da cidadania.

Atualmente, a procura por  melhora da qualidade de vida e de um corpo mais saudável, contribuiu para se verificar a importância do profissional de educação física na academia, no clube, no hospital e na escola.

A educação física escolar não limita-se somente a momentos de descontração e lazer na escola.Esta,é uma disciplina essencial no currículo da  instituição de ensino. O exercício físico é capaz de combater diversas doenças relacionadas ao sedentarismo, tipo: obesidade, diabetes e problemas cardíacos. Portanto, deve ser praticado sempre, na escola e em casa.

As aulas de educação física na escola, são diferentes do simples ato de brincar no quintal de casa ou na rua, porque elas são instrutivas.
Por meio das aulas de educação física o professor transmite valores que todos os alunos levarão consigo por toda a vida,independentemente da idade que tenham.Alguns desses  valores a serem incutidos são: Respeito aos seus limites e ao do outro,respeito às regras e comandos,consciência espacial,lidar com perdas,vitórias e gerenciamento de conflitos. Os alunos não devem acreditar que a aula de educação física é apenas uma hora de lazer ou recreação, mas que é uma aula como as outras, cheia de conhecimentos que poderão trazer muitos benefícios se inseridos no cotidiano. 

As aulas devem ser dinâmicas, estimulantes e interessantes. Os conteúdos precisam ter uma complexidade crescente a cada ano,acompanhando o desenvolvimento motor e cognitivo do aluno.


Precisa existir uma relação teórica-prática na metodologia de ensino.


                     O PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPORTÂNCIA NO ÂMBITO ESCOLAR.
                                                          



Na puberdade (Passagem da infância para adolescência) e na adolescência,
a educação física oportuniza aos educandos encontrar estímulos sócio-
emocionais para estruturação de amizades, superação ou maior tolerância
às frustrações,maior capacidade para a tomada de decisões; sentimento
de pertecerem a um grupo social com iguais características, necessidades,
 dificuldades e potencial.É nessa fase que os educandos procuram  
integrar-se a um grupo social na busca de sua auto-afirmação;  
 necessitando, buscando e geralmente encontrando no profissional de
educação física a mão amiga e a orientação responsável, necessária para a  
superação de suas dificuldades frente às mudanças de sua vida na família,
escola e na sociedade.É o professor de educação física exatamente aquele  
que melhor incorpora as funções de pessoa de confiança do jovem, sem  
afastar-se de sua postura docente. É nesses profissionais que os alunos  
geralmente encontram o adulto amigo,mais experiente e confiável com o  
qual podem se abrir e receber uma orientação adequada sobre aspectos de sua vida concernente a: futuro, problemas na família e com amigos; drogas, sexualidade e tantos outros.

                                                             

                           

2 comentários:

  1. A presença do profissional de educação física corrobora-se primordial para o êxito desta prática.Os Exercícios físicos a serem implementados,necessitam monitoramento, orientação e execução adequada.

    ResponderExcluir
  2. O primeiro texto aborda sobre "A importância da educação física escolar",este,será objeto de estudo pertinente em prol de conhecimento e avaliação, visando 1º bimestre na área - educação física.O segundo texto,logo abaixo,enfatiza a importância do profissional de educação física no espaço escolar,tal tópico, deve ser lido com atenção,merecendo digna reflexão por parte dos discentes.

    ResponderExcluir