domingo, 7 de abril de 2013

Benefícios da atividade física.

                                                 Benesses da atividade física
   Assim como a prática de atividades físicas traz bem estar, a sua falta pode causar doenças como o sedentarismo, que atinge muito a sociedade jovem. Sabendo disso precisamos praticar os exercícios para evitar essa e outras doenças e ainda ter benefícios no nosso organismo. As vantagens no sistema músculo-esquelético são o aumento da força, tamanho e resistência do músculo, assim como de sua capacidade de oxigenação e a melhora do tônus muscular, da flexibilidade e também fortalecimento dos ossos e das articulações.

Levando em conta a saúde temos: a perda de peso, de gordura corporal e do nível de açúcar no sangue, redução da pressão arterial, aumento do volume de sangue por pulsação e da circulação coronária, melhora do diabetes, diminuição do colesterol total e aumento do HDL-colesterol, ajudando também na prevenção e controle de doenças, reduzindo as chances de mortalidade.

Uma pessoa sedentária que começa a praticar atividades físicas tem o risco de morte por doença do coração reduzido em 40%.

No sistema respiratório temos o aumento da capacidade respiratória dos pulmões.


 



Algumas doenças causadas pela falta de exercício físico e de uma má alimentação

A falta da prática de esportes e de uma alimentação equilibrada pode causar a obesidade. Obesidade é o excesso de peso provocado por uma grande concentração de gordura no corpo. Como a obesidade é um problema comum na sociedade, as pessoas dão pouca importância no seu prejuízo a saúde. Exemplo disso é que as pessoas não gostam de exercer nenhum esporte e continuam comendo comidas gordurosas como as batatas fritas e os hambúrgueres. Uma criança obesa tende a manter-se assim por toda a vida.


O sedentarismo, hábito que pode causar a obesidade, está ligado à falta de exercícios físicos e também afeta a saúde, atrofiando os músculos e acelerando o envelhecimento. O sedentarismo é uma doença que atinge muitas pessoas, ele é proveniente do conforto da modernidade. Um exemplo disso é o jovem que adora vídeogame, computador e televisão.

Conclusão (resumo)
Para termos uma boa saúde, ter uma dieta saudável, praticar exercícios físicos, ter uma boa convivência social e ter boas horas de sono são essências. Essas praticas também são importantes para nos prevenir de doenças, como obesidade e sedentarismo, e para nosso organismo se desenvolver de uma forma muito benéfica tanto para o físico quanto para o mental.
Ter uma alimentação equilibrada, praticar exercícios físicos, ter um bom sono, ter vários amigos, além de outros fatores, são sinônimos de uma vida saudável.
Sabemos que nem todas as pessoas têm a preocupação ou a oportunidade de equilibrar esses fatores: o físico, mental, financeiro, emocional, entre outros. Mas, a busca é necessária. A educação é uma via para nos conscientizar dessa necessidade.

            (Texto extratado de Thales Castro Blog).

Nenhum comentário:

Postar um comentário